O que fazer para controlar o apetite por doces?

Muitas são as pessoas que na primeira consulta referem que o apetite por doces é uma constante no dia-a-dia.

Ao analisar o dia alimentar, rotinas de trabalho, sono entre outros verifico que muitas vezes há lacunas no dia-a-dia que podem desencadear estes apetites.

Sendo assim seguem algumas dicas básicas que se cumprir vai conseguir controlar melhor estes apetites indesejados.

Está a beber água suficiente ao longo do dia?

Muitas vezes a quando não ingerimos água, confundimos sede com fome. Se tiver apetite e já almoçou ou lanchou beba um pouco de água e vai ver que esta sensação desaparece. Se tem dificuldade em ingerir água, opte por variadas infusões. Outra estratégia, é ter sempre uma garrafa de água consigo para relembrar-se que tem de a ingerir.

Quantas refeições faz por dia?

Se por norma tem apetite por doces a estratégia é alimentar-se correctamente e comer várias vezes ao longo do dia, ter uma alimentação em fibra, variada e equilibrada. Se passa muitas horas sem comer quando lhe der fome, o seu cérebro de certeza que não vai pedir-lhe uma salada.

Todos os dias ingere um alimento com açúcar?

Pois bem, assim está a criar um vício ao seu cérebro e todos os dias ele vai “pedir-lhe” mais e mais. Ah mas é só uma bolachinha com recheio de chocolate! Come só uma bolachinha? No dia seguinte esqueceu-se que o pacote está guardado na despensa? Não? Então tem mesmo de cortar a bolachinha, açúcar da sua alimentação! Os primeiros dias são difíceis passará por uma “ressaca” mas depois é compensador.

Pratica exercício físico?

Quem já iniciou uma modalidade desportiva e após iniciar começou a alimentar-se melhor? Pois é! Praticar exercício físico cria uma sensação de bem-estar devido à produção de endorfinas, ficamos emocionalmente mais estáveis, mais alegres, mais saudáveis e mudamos alguns hábitos hábitos alimentares.

Dorme bem?

Se dormir pouco ou mal vai alterar os seus níveis de grelina, hormona que estimula o apetite, altera os níveis de cortisol, hormona de stress e por sua vez altera a seretonina um neurotransmissor que regula o bem-estar e felicidade. Ora se há uma desregulação destas garantidamente vai ter apetite por doces! Por isso, garanta que dorme bem, evite ingerir alimentos bebidas excitantes antes de dormir, assim como açúcar. Beba por exemplo uma infusão de flor de maracujá antes de dormir.

Para além de uma alimentação variada e equilibrada como em cima mencionado consuma alimentos ricos em triptofano como a banana, aveia, queijo, amendoim. O triptofano é percursor da seretonina e promovendo o bem estar não sentirá necessidade de ingerir doces. Faça por exemplo um snack com banana, manteiga de amendoim e uma fatia de queijo.