Frutas do Mês de Março

O Mês de Março vem carregado de frutas deliciosas que nos fazem cheirar a primavera.

Ingerir frutas da época torna-se importante pois além de serem mais saborosas, obtemos melhor as sua propriedades nutricionais, além de que tendem a ser mais baratas.

Consumir frutas e legumes da época é incentivar um cultivo mais consciente e que respeite o ambiente. Respeitar a vontade natural da natureza é importante para a manutenção das nossas terras e recursos, sobretudo água.

 

Quais as frutas que devemos preferir nesta época?

  • Ananás: O ananás, Ananas comosus, pertence à família Bromeliaceae, de onde deriva o nome de um dos seus componentes mais saudáveis, a enzima bromelina, que auxilia na digestão proteica. Por isso sabe tão bem acompanhar uma peça de carne grelhada com uma rodela de ananás! Para além disso, tem um poderoso efeito drenante, que pode ser benéfico principalmente para as senhoras que tendem a acumular líquidos! Rico em manganésio, cobre e vitaminas B1, C e B6 esta fruta é saborosíssima!

 

  • Banana: A Banana ou “fruta do desportista” é uma fonte rica de vitamina C, B6, fibra, potássio, magnésio e ácido fólico. O forte conteúdo em fibra faz deste fruto um aliado de quem sofre de processos diarreicos, pois contribuí para o desenvolvimento de bactérias benéficas para o cólon, as bifidobacterias ou lactobacilos, ajudando assim a regular o fluxo intestinal. Para além disso, a banana, é a única fruta que contém três tipos de açúcares naturais: frutose, sacarose e glicose. Para além disso, apresenta amido na sua composição, o que causa uma digestão mais lenta, resultando isto num pico de glicemia mais demorado após ingestão e consequentemente é mais saciante! Devido a este efeito na glicemia, proporciona uma maior resistência e energia prolongada. Também é aconselhada no pós-treino para repor os nutrientes expelidos pelo suor e de modo a auxiliar na recuperação do atleta.

 

  • Maçã: A maçã é um fruto crocante, de interior esbranquiçado e com casca de diferentes tonalidades, dependendo da sua variedade. Tal como a tonalidade, também o sabor pode diferir entre o sabor mais adocicado ou uma agradável acidez. “An apple a day keeps the doctor away”, já dizia o famoso provérbio inglês. Rica em fibra e inúmeros compostos antioxidantes, a maçã ajuda a controlar as glicemias em pessoas com diabetes, no controlo de peso e apetite, a dimininuir os níveis de colestrol total e LDL e devido aos seus compostos antioxidantes, ajuda a eliminar as substâncias tóxicas do nosso organismo! Para além de todos estes benefícios, a maçã tem uma versatilidade incrível, podendo ser consumida crua, cozida ou assada (pode adicionar canela e gengibre que ficará ainda mais deliciosa!), incorporada em saladas de frutas e vegetais ou a acompanhar as suas refeições e/ ou consumida como sumo natural! Qual a desculpa para não comer, pelo menos, uma maçã por dia?

 

  • Quivi: O kiwi/ quivi é uma verdadeira bomba de vitamina C, auxiliando na prevenção e/ ou combate de gripes. Para além disso, auxilia na digestão e pela sua composição em fibra ajuda ao bom funcionamento dos intestinos. Fresco e delicioso, o kiwi/ quivi é a fruta ideal para começar o seu dia ou fica perfeito em saladas preparadas para o seu almoço nos dias mais quentes!

 

 

Dra. Adriana Sales

Nutricionista