Dicas de compras conscientes e como rentabilizá-las

De momento estamos a atravessar uma fase muito complicada no país. Por isso, é importante sermos conscientes e não perder a calma em situações básicas como numa ida ás compras.

Antes de ir às compras verifique o que tem em casa, faça uma lista de pratos que irá confeccionar e preencha a sua lista de compras. Assim irá com mais consciência ao supermercado.

No supermercado:

Congelados: Pode comprar congelados seja legumes / carne / peixe Ou então comprar frescos e em casa separar em doses e congelar. Garante o valor nutricional e que não vai estragar-se.

O ideal seria fazer uma junção das duas opções pequenas quantidades de cada.

Enlatados: atenção! Não é necessário comprar uma quantidade enorme de enlatados. Estes são recomendados devido ao prazo de validade ser maior. Opte por poucas embalagens.

Acompanhamentos: Prefira comprar feijão / grão / lentilhas secos e demolhar em casa. Bulgur / quinoa / arroz / massa, são fontes de energia e de rendimento.

Snacks: Frutos secos / sementes de abóbora / fruta desidratada são uma excelente opção.

Fruta: opte por comprar unidades de frutas diferentes, assim consegue ter uma variedade de sabores e de vitaminas / minerais. Além disso, equilibra a variedade no supermercado.

Apelo a todos que não há necessidade de fazerem compras extremas. Vivemos em comunidade e infelizmente por questões monetárias (ou outras) muitos não conseguem encher um carro de compras e terão de as fazer gradualmente. Por isso, vamos levar o essencial para que todos possamos ter o direito de adquir os bens alimentares.

Não vamos hibernar, não temos de ter reservas para o inverno. Faça a sua alimentação habitual e aprenda e rentabilizar, aproveitar as sobras.

Se está de quarentena, terá todo o tempo do mundo para gerir a sua ementa. Procurar soluções para reaproveitar as sobras, será uma aprendizagem para o futuro!

 

Como gerir em casa as suas refeições de forma a rentabilizar o máximo a sua dispensa?

Em primeiro lugar, lembre se que necessita de nutrientes, aumentar o seu sistema imunitário e de energia.

Caso não tenha todos os alimentos disponíveis em casa, não entre em pânico! Aproveite para colocar a sua imaginação em ação! Inove, misture, pesquise novas receitas.

Por exemplo:

Nos pequenos-almoços: aproveite fruta congelada e faça um batido de fruta onde pode adicionar aveia.

Se sobrou batata-doce em alguma refeição, aqueça polvilhe com canela e junte um ovo.

Papa de aveia + fruta + canela / Wrap tostado de queijo + fruta / Legumes + ovo escalfado.

Nos seus almoços e jantares: opte por ingerir sempre sopa, além de ter muitos nutrientes, hidrata-se.

Pode preparar previamente e congelar em doses individuais.

Se por exemplo sobrou frango do jantar, faça uma salada para o dia seguinte acrescentando fruta ou frutos secos / sementes.

Aproveite as sobras e faça uma quiche ou pataniscas e coloque no forno.

Nas suas refeições inclua:

Frutas e legumes: devido à sua grande fonte de vitaminas e minerais são importantes nesta fase. Cozidos / salteados / grelhados.

Nos lanches inclua:

Frutos secos: excelentes de gordura, saciantes e com durabilidade.

Iogurtes / keffir: excelentes probióticos para manter a sua saúde intestinal.

Aveia / granola / wetabix / wrap / pão: fontes de energia / fibra / saciantes.

A ingestão frequente de água é extremamente importante. Se tem dificuldade em beber água utilize estratégias como despertador / crie uma rotina.

Mais do que tudo, respeitar todas as normas de segurança que temos vindo a receber como lavar bem as mãos com sabão e água ou solução alcoólica, tossir e espirrar utilizando o braço, evitar ajuntamentos sociais.

Sejamos conscientes! Se suspeitarem que têm COVD19, liguem para a saúde 24: 808 24 24 24.