Conhece a diferença entre Diet, Zero e Light?

Muitas vezes estes termos são confundidos e utilizados de forma inconsciente e desinformada por parte dos consumidores. Torna-se importante perceber para que fins se destinam estes produtos de modo a que os objetivos dos seus consumidores sejam sempre cumpridos.

Abaixo, segue uma pequena explicação destas denominações para que quando for às compras as suas escolhas sejam as mais adequadas ao que pretende.

 

Light: É um produto que tem uma redução mínima de 25% do valor calórico ou de algum ingrediente da sua composição em relação ao original. Por exemplo, açúcar ou gordura.

Estes estão sobretudo direccionados para emagrecimento.

Contudo, deve ter em atenção que o facto de este alimento ser light, não significa que possa ingerir em maior quantidade porque assim vai “sabotar” o seu emagrecimento, aumentando o valor calórico do seu dia.

Dica da Nutricionista: Se o seu objetivo for emagrecer, ingira mesma quantidade deste produto como se tratasse de um que não tivesse a denominação light ou seja quantidade reduzida.

 

Zero: Indica que o produto alimentar tem uma restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com um tradicional.

Ter em atenção, que pode conter por exemplo, “zero açúcares” mas conter, outro tipo de açúcares como a frutose (fruta) ou a lactose (leite). Esta denominação “zero açúcares” refere-se á sacarose mas não aos açúcares de outras proveniências.

Por outro lado, pode conter por exemplo, “zero gordura” mas na sua composição conter açúcar, o que acontece por exemplo com algumas gelatinas que comummente têm sido muito utilizadas por ter o “zero” lá escrito.

Dica da Nutricionista: Quando vir o 0%, não compre de imediato! Verifique primeiro se este “zero” é do composto que deseja reduzir.

Diet: São produtos alimentares que por norma se destinam a pessoas com algum tipo de doença como diabetes, hipertensão, doença celíaca entre outras. Um componente é eliminado como por exemplo o açúcar no caso dos diabéticos, o sódio no caso dos hipertensos o glúten no caso dos celíacos.

Estes alimentos muitas vezes são utilizados para o emagrecimento, mas tem que se ter em atenção que um produto Diet pode ter por exemplo isenção de açúcares mas ter uma quantidade elevada de gordura, muitas vezes superior aos alimentos originais.

Dica Penta: Leia sempre o rótulo e compare com um alimento do mesmo género que não seja Diet.