Benefícios do uso da Canela

A canela é uma das especiarias mais antigas do mundo e por norma muito presente nas nossas casas.

Existem vários tipos de canela sendo que a Ceilão é a “canela verdadeira”. Um pouco mais difícil encontrar e menos económica. A canela comummente mais disponível e acessível é a Cássia, mais intensa e picante, mas menos perfumada do que a canela verdadeira.

Quem nunca utilizou um pau de canela para mexer o café ou para intensificar o sabor de uma receita? Ou mesmo para aromatizar a sua casa?

Muitas são as utilidades da canela mas os benefícios na saúde também são evidentes:

 

Auxilia na perda de peso

A canela ajuda no retardamento do esvaziamento gástrico o que vai promover a sensação de saciedade durante mais tempo. Reduzindo assim os cravings* que por vezes acontecem no fim da tarde ou da noite.

 

Controlo da glicémia

A ingestão de um hidrato de carbono com canela parece ajudar no controlo da glicemia. Num estudo com 14 indivíduos (8 masculinos, 6 femininos) que ingeriram 6gr de canela em 300gr de pudim de arroz e verificou-se uma diminuição da taxa de esvaziamento gástrico de 37% para 34,5% e reduziu significativamente a glicose pós prandial.

Claro que não vamos começar a ingerir pudins e juntar canela ou ingerir pastel de nata com canela e esperar que o emagrecimento surja, mas é sempre uma ideia para “minimizar” o estrago. No seu dia-a-dia, pode adicionar canela ao seu abacaxi, na aveia, na sopa, nos legumes por exemplo na abóbora que “casa”muito bem com a canela.

 

Efeito antioxidante

A canela tem um potencial antioxidante acentuado e pode ser benéfica aliviando as complicações de algumas doenças relacionadas com o stress  oxidativo.

 

Emagrecimento

Estudos têm demonstrado o efeito da canela como coadjuvante na perda de peso e redução da circunferência da cintura. Isto devido ao retardamento do esvaziamento gástrico como acima foi referido.

 

Por estas e muitas mais razões adicione canela nas suas sobremesas, frutas e pratos salgados dando preferência á canela Ceilão “canela verdadeira” visto que a Cássia é mais rica em cumarina (responsável por propriedades anticoagulantes) devendo-se evitar um consumo de Cássia superior a 5gr diários de modo a evitar riscos para a saúde.

 

 

  • cravings: desejo de petiscar alimentos com maior densidade energética

Referências Bibliográficas:

HLEBOWICZ, J et al. Effect of cinnamon on postprandial blood glucose, gastric emptying, and satiety in healthy subjects. Am J Clin Nutr. v. 85, p. 1552-1556, 2007.

RANJBAR, A. et al. Antioxidative stress potential of Cinnamomum zeylanicum in humans: A comparative cross-sectional clinical study. Therapy, v. 3, n 1, p. 113-117, 2006.

VELOSO, Sérgio. O efeito da canela na glicémia e sensibilidade á insulina. Disponível em: http://fat-new-world.pt/2016/09/o-efeito-da-canela-na-glicemia-e/ acesso em: 02 Setembro 2019

ZIEGENFUSS, T.N et al. Effects of a water-soluble cinnamon extract on body composition and features of the metabolic syndrome in pre-diabetic men and women. J Int Soc Sports Nutr., v. 3, n 2, p.45-53, 2006.