Alimentos que ajudam a reforçar o sistema imunitário

Uma alimentação saudável, variada e equilibrada proporciona uma variedade de vitaminas e minerais contribuindo assim para o equilíbrio do sistema imunitário. Contudo, existem alimentos que são ricos em determinados nutrientes que ajudam a reforçar as defesas naturais do corpo. Alguns destes alimentos são:

Frutas: Kiwi, laranja, morangos, papaia, clementina, nectarina, papaia, limão, têm grandes fontes de vitamina C.

Legumes: salsa, couves, grelos de nabo, grelos de couve, brócolos, espinafres. Além de terem grande fonte de vitamina C, contêm outras vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do sistema imunitário como as vitaminas E, A, D, B12, B6, Ácido Fólico, Ferro, Selénio e Zinco.

Leguminosas – ricas em ácido fólico e zinco.

Sementes de abóbora: Têm uma grande fonte de zinco, responsável pela regulação da função das células do sistema imunitário.

Iogurtes, keffir, kombucha, legumes fermentados: ricos em probióticos e vitaminas. Atuam como anti-inflamatórios e protetores da microbiota, fortalecendo o sistema imunitário.

Gengibre: contém gingerol, que tem uma ação antioxidante e anti-inflamatória.

Alho – a alicina, o componente ativo principal do alho, tem uma ação antioxidante e anti-inflamatória que previne o envelhecimento celular prematuro e estimula a resposta imunitária do nosso corpo.

Moringa e Maca: ricas em fitoquímicos e promovem energia.

Curcuma: anti-inflamatório natural, pode adicionar a preparados ou aos alimentos. Junte pimenta preta, pois contém piperina que aumenta a ação da curcumina.

Propólis: reforça as  células de defesa, favorecendo o reconhecimento e a destruição dos micróbios e combate infeções nas vias aéreas

Mel: possui propriedades antimicrobiana, antibacteriana, anti-inflamatória.

 

Dicas:

  • Prefira os alimentos crus. Há sempre perdas consideráveis de vitamina C durante o processo de cozedura, no caso dos legumes ingerir sob a forma de sopa é uma boa opção pois ingere a água da cozedura.
  • Ingerir a fruta com casca pois é rica em prébióticos (substrato dos probióticos)
  • Se não gosta de legumes, faça um batido e junte fruta.
  • Beba Água/chás/infusões! É fundamental para manter a hidratação e para o normal funcionamento bioquímico e metabólico do organismo.